Quem somos
Mirian Tavares
O CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com sede na Universidade do Algarve, foi criado em 2008 e é coordenado pela Profa. Dra. Mirian Tavares. Constitui uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT e tem procurado, por meio de múltiplas acções, revitalizar os estudos nas áreas das diversas manifestações artísticas.
O Centro tem desenvolvido investigações inovadoras na área dos estudos artísticos, culturais, da comunicação e, mais recentemente, dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais), associando a produção de plataformas de difusão ao estudo das formas de comunicação do conhecimento científico.
Mantém, por isso, desde a sua origem, um caráter interdisciplinar. Tem por objetivos desenvolver investigação aplicada e redes de investigação em artes e comunicação, e implementar laboratórios de criação artística nas áreas das artes plásticas, da média-arte digital, do teatro e do cinema.
Assume-se hoje como um stakeholder relevante na região do Algarve e inserida nas redes de trabalho internacionais, com o objetivo de promover e fortalecer uma visão humanística e perscrutadora da condição humana, na intersecção entre Artes & Comunicação.
Cecília Salles
O Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, com sede no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi criado em 1993 e é coordenado pela Profa. Dra. Cecília Salles. Pertence ao diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e tem procurado alimentar as discussões sobre os processos de criação em diferentes áreas, oferecendo suporte teórico e metodológico.
O Grupo dedica-se desde os anos 90 à compreensão das redes da criação, a partir de uma grande diversidade de arquivos de criação. Atua em três perspectivas complementares: construção de uma teoria da crítica de processo; interdisciplinaridade sob o ponto de vista das áreas pesquisadas (comunicação e artes em geral) e o diálogo com a experimentação contemporânea.
Em uma abordagem transversal, concilia exercício acadêmico e práticas da criação, com referências de diversas áreas do conhecimento: comunicação; semióticas (peirceana e da cultura); crítica genética, estética, história da arte e poéticas são algumas delas. Acolhe projetos em artes visuais, teatro, dança, cinema, literatura, arte digital, design, performance, fotografia, jornalismo, publicidade, ciências, entre outros. Temas como arquivos, memória, materialidades e procedimentos permeiam as discussões que envolvem os investigadores da crítica de processos, bem como todos aqueles que desejam refletir sobre a sua própria produção.
Cada investigação desenvolvida no grupo se alimenta da teoria geral, ao mesmo tempo em que as singularidades dos estudos alimentam a teoria, em permanente expansão e em diálogo intenso com os desafios da experimentação contemporânea.