Apresentação
Temos o prazer de apresentar a Coleção Processos de Criação do CIAC, resultado do intercâmbio entre o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve, e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Destacamos a importância da temática que reúne os livros — os processos de criação, por estar cada vez mais presente nas discussões artísticas contemporâneas, ao mesmo tempo em que ressaltamos seu grau de ineditismo em um campo com pouca bibliografia em língua portuguesa.
Os livros da Coleção são resultado da interação entre esses propósitos, oferecendo um panorama bastante instigante da arte contemporânea. São projetos artísticos que exploram, de modo contundente, a expansão dos arquivos de criação, no que diz respeito aos espaços que passam a ocupar e a consequente diluição de fronteiras entre processo e obra, que pedem o olhar teórico da crítica de processos.
Mirian Tavares & Cecilia Salles
Coordenadoras
Faro/São Paulo, 2022
Uma Coleção viva
Lançada em 2022, a Coleção é um dos frutos do protocolo de colaboração internacional entre o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal), coordenado por Mirian Tavares, e o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), coordenado por Cecilia Salles.
Em seu princípio, arrancou com cinco volumes oriundos de investigações brasileiras recentes do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, que investiga há mais de 30 anos a grande área dos Processos de Criação e suas intercessões.
Três números foram publicados ainda em 2022: Eustáquio Neves: Sujeito fotográfico, de Paula Martinelli; Roberto Alencar: O corpo em trânsito, de Wagner de Miranda; Anna Maria Maiolino: Projeto artístico em construção, de Vinícius Gonçalves.
E outros dois em 2024: Performances: Ensaios sobre o espectador, de Regina Gorzillo; e Roteiros: Da criação como experimentação, de Patrícia Dourado.
Obras com enfoque principalmente em artistas contemporâneos de diferentes áreas artísticas e cujas práticas desafiam conceitos enrijecidos e nos convidam a pensar pelas práticas em outros modos teóricos, mais afeitos ao diálogo e a troca com as propostas e provocações do pensamento contemporâneo.
Em 2024, a expansão dos diálogos iniciados nestes primeiros volumes encontrou ressonância em coedições, organizações e futuros livros oriundos de encontros internacionais organizados como parte do protocolo de colaboração internacional entre o CIAC, o Grupo da PUC-SP e outros parceiros.
É um dos lançamentos de 2024, a coedição com a Universidade Rei Juan Carlos de Madrid, Materialidades da criação no cinema: Matérias e ofícios da imagem em movimento, organizado por Alfonso Palazón, Caterina Cucinotta, Mirian Tavares e Patrícia Dourado, que reúne trabalhos à volta do estudo das materialidades no cinema e de sua contribuição para o estudo dos Processos de Criação.
Integra as publicações deste mesmo ano, ainda a organização Ensaios sobre o fazer: Vestígios do pensamento em criação, um dos resultados do plano de pós-doutoramento da investigadora Patrícia Dourado no CIAC, de 2022 a 2024, junto aos artistas da primeira turma do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve, cujo programa também foi fruto do protocolo de colaboração entre o CIAC e a PUC-SP.
Uma Coleção, que reúne encontros e fagulhas do que o pensar-junto e o criar-junto são capazes de gerar e que espera voltar em breve para contar de novos lançamentos à volta do tema dos Processos de Criação, aproveita para convidar a todos para ler e conhecer os investigadores e artistas que a compõem e que tornam o tema ainda mais instigante a cada publicação.
Patrícia Dourado
Investigadora Responsável
Faro, 2024