Roberto Alencar: o corpo em trânsito

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Roberto Alencar: o corpo em trânsito

Este escrito investiga os percursos da composição artística do artista do corpo – teatro, dança e performance – Roberto Alencar, brasileiro que nasceu e vive na cidade de São Paulo, que tem como característica essencial de seu trabalho, o trânsito entre procedimentos de criação e linguagens artísticas.

Alencar é integrante do coletivo de intervenções urbanas GRUA – Gentleman de Rua, dirigido por Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Willy Helm. Concebeu e dirigiu os espetáculos: Um Porco Sentado (14º Cultura Inglesa Festival), Zoopraxiscópio (18º Cultura Inglesa Festival) e Alfaiataria de Gestos. Entre os profissionais com quem trabalhou na área de dança/teatro destacam-se: Sandro Borelli, José Possi Neto, Ana Teixeira, Renata Melo, Luciana Brites, Vanessa Macedo, Angela Nolf, Denise Namura, Elisa Ohtake e Lúcia Romano. Como ator, trabalhou com importantes diretores na área de cinema e teatro brasileiros: José Celso Martinez Corrêa, Débora Dubois, Marco Antônio Rodrigues, Zeca Bittencourt, Mauricio Paroni de Castro, Hector Babenco, Sergio Rezende e Helena Ignez, entre outros.

A investigação do trânsito entre linguagens inserido nos processos criativos é essencial para pensarmos criticamente sobre sistemas e redes comunicacionais contemporâneas, refletindo sobre a construção dos diversos objetos comunicativos que atuam em hibridização, revelando diferentes modos de ação e tessituras criativas. Considerar os caminhos que apontam a tendência, em algumas propostas, a porosidade entre práticas e linguagens artísticas, é uma possibilidade de revelar aspectos comunicativos e criativos do corpo na contemporaneidade. A profusão de propostas e pensamentos elaborados sobre o lugar e os significados do corpo e da construção da imagem, atualmente, levantam questões que ocupam um ponto central em nossa sociedade. Assim, as ligações entre corpo e comunicação, corpo e mídia, corpo e criação, corpo e arte, entre outras, são as que movem essa investigação sobre os processos criativos de artistas do corpo.

Neste livro, analisamos os cadernos de desenho e documentos de processo de Alencar, arquivos repletos de informações/memórias/experiências que registram e pensam as questões poéticas e práticas do trabalho do artista interagindo com os outros e com o mundo. Esse vasto material se apresentou, para essa pesquisa, como uma profusão de anotações, textos, desenhos, esboços e imagens que aos poucos, com a interferência e ajuda do artista, foram se organizando e revelando vestígios de um processo artístico potente e vertiginoso.

Data de publicação: 2022
Suporte: Impresso | PDF
ISBN: 978-989-9023-06-2 (PDF)
DOI: 10.34623/8q7q-6076

Páginas: 244
Dimensões: 215,9 × 279,4 mm
Coordenação: Mirian Nogueira Tavares e Cecilia Almeida Salles
Edição: Ana Isabel Soares, Patrícia Dourado, Paula Martinelli e Wagner de Miranda

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