Áreas de interesse
Corpo
Em Roberto Alencar: corpo em trânsito, o autor Wagner de Miranda, em um forte diálogo especialmente com a teoria da criação de Cecília Salles, parte do princípio de que o estudo dos entrelaçamentos das linguagens nos processos de criação das artes do corpo é essencial para pensar criticamente sobre sistemas e redes artísticas e comunicacionais na contemporaneidade. Ele aborda as particularidades do trabalho do artista Roberto Alencar, o que possibilitou ao autor transbordar essa reflexão para outros processos das artes do corpo e das artes em geral, uma vez que Alencar, em sua busca poética, tem como uma forte característica promover o cruzamento de procedimentos de criação das artes do corpo com outras linguagens artísticas. O livro incide sobre alguns aspectos do trajeto de criação do artista com base em seus cadernos de desenho e documentos gerados em ensaios, temporadas, estudos e treinamentos – vasto arquivo repleto de informações/memórias/experiências que registram e refletem sobre questões poéticas e práticas do trabalho do artista. Esses registros são lidos pelo autor em interação uns com os outros e com o mundo, e destaca que o artista volta a eles sempre que é necessário: obra que é processo.